Notícias
Pisos laminados

Pisos laminados – conheça tudo sobre um dos favoritos do mercado

A decoração de um ambiente inclui diferentes aspectos, entre eles a escolha do piso ideal.  São tantas opções disponíveis no mercado que pode deixar qualquer um confuso, entre todas as opções temos os pisos laminados.

Assim como o piso vinílico, esse tipo de piso está em alta no mercado por diferentes motivos, vamos conhecer alguns deles para facilitar sua escolha.

O que são os pisos laminados?

Os pisos laminados são feitos por aglomerados de madeira ou até de painéis de madeira HDF (alta densidade) com uma camada decorativa superior passada na resina.

O objetivo principal é ser uma imitação fiel aos tradicionais pisos de madeira, porém mais simples de manter e instalar.

Como funciona a instalação?

A instalação é a mais simples entre todos os outros tipos.

Apesar do estado ideal de contra piso seja igual ao vinílico (seco, limpo e nivelado), o piso laminado é capaz de lidar com uma diferença de centímetros no nivelamento dos contra pisos.

Para colocá-lo não há necessidade em quebrar o piso original. Ele pode ser usado por cima de pisos de concreto e cerâmica. Basta colocar a manta protetora, que também tem objetivo de abafar os sons, feita de polietileno ou poliuretano, dois tipos de plásticos diferentes.

A principal facilidade em instalação é o processo. O piso laminado pode ser colocado pelo sistema de encaixe. A instalação é bem mais rápida e, por isso, o piso já pode ser usado logo após o processo.

Encontre mais informações a respeito da instalação em nosso artigo:

Instalação de piso laminado: Confira o passo a passo

As vantagens do piso laminado 

Por ele ser somente encaixado sob uma manta de plástico, ele pode ser removido e recolocado em outro local sem perder nenhuma característica importante.

A instalação é bem mais rápida, por isso o piso já pode ser usado logo após o processo.

Quais os cuidados que devemos ter com o piso?

Assim como qualquer outro piso, o laminado é suscetível a riscos. Os pés de todos os móveis devem ter um feltro para evitar esse problema.

É terminantemente proibido molhar o piso laminado! Sua estrutura é feita de madeira, e você já sabe madeira e água não combinam.

Como funciona a limpeza de um laminado?

Como já falamos acima, água e madeira não são combinações muito agradáveis, principalmente se tratando de piso.

Para limpar o seu piso procure usar somente pano úmido, muito bem torcido, vassouras de cerdas mais suaves ou aspiradores de pó.

Piso machado não se desespere. É possível tirar as manchas com detergente ou até álcool.

Os pisos laminados são versáteis e não existe um lugar ideal para colocá-los, porém é preciso sempre lembrar que o melhor para esse piso é uma distância segura de locais com água.

voltar